O caminho do peregrino

O que é ser peregrino?

 

A palavra vem do latim per agrum, que significa “através do campo”. Há uma diferença entre ser turista e peregrino. O turista olha para fora, excitado pelas novidades que o rodeiam. O peregrino volta-se para dentro de si mesmo enquanto caminha, em busca de  significado escondido na obscuridade do seu próprio coração. O clima, a paisagem e o roteiro podem ser semelhantes, mas a riqueza da jornada depende da disposição interna de cada viajante. Este livro surge do encontro e da amizade de um jornalista historiador com um mentor espiritual cristão, que juntos fazem uma peregrinação à Terra Santa. O resultado é um diálogo que reúne narrativas de viagem, relatos históricos e meditações sobre o significado dos ensinamentos e da experiência cristã no mundo de hoje.

 

Escrito a quatro mãos, O caminho do peregrino desdobra-se em três partes e um total 198 páginas permeadas pelas belas ilustrações de Claudio Pastro. A primeira parte, de autoria de Laurentino Gomes, combina observações de viagem, relatos históricos e outras informações sobre a geografia, a arqueologia e a cultura de Israel e a região chamada de Terra Santa, berço das três grandes religiões monoteístas: judaismo, cristianismo e islamismo. As duas partes seguintes reúnem meditações sobre a vida e obra de Jesus Cristo na Galileia e em Jerusalem, assinadas por Osmar Ludovico.

 

Nascido em São Paulo, Osmar Ludovico é diretor e mentor espiritual cristão, com experiência pastoral de mais de trinta anos nas Comunidades de Jesus de São Paulo e Rio de Janeiro. Professor no seminário Servo de Cristo, é autor do livro Meditatio, publicado pela Editora Mundo Cristão, e colunista da revista Cristianismo Hoje. Dirige oficinas e cursos de espiritualidade e meditação cristã, revisão de vida, seminários para casais no Brasil e no exterior.

 

Cláudio Pastro, o autor das ilustrações, é um artista plástico paulistano e considerado o maior nome da arte sacra brasileira contemporânea, com obras espalhadas por 350 templos e igrejas no Brasil e no exterior. É autor de vários livros sobre o tema. Foi responsável pela criação de todas as peças litúrgicas utilizadas na visita do Papa Francisco ao Brasil em 2013. Também são de sua autoria os novos vitrais do Santuário Nacional de Aparecida, inaugurados em 2010.